Correio Popular Notícia





Audiência debate preço do leite em Rondônia

Data da notícia: 05/12/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/201112006b.jpg[/IMG] Foi realizado no final do mês de novembro, em Ji-Paraná uma audiência pública para debater a Política Nacional para Cadeia Produtiva do Leite com parlamentares da Subcomissão Permanente do Leite (SPL) da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.
Representantes de sindicatos, associações, laticínios e autoridades municipais, Estaduais e Federais participaram da reunião, com objetivo de acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional, definir políticas de preços, combater a formação de cartéis, na produção de insumos lácteos e redefinição da carga tributária sobre o leite in natura.
?O setor produtivo do leite é o que tem maior capilaridade social, tem também o maior volume de famílias. Hoje a Argentina produz 12 bilhões de litros de leite por ano envolvendo 11 milhões de produtores, nós aqui do Brasil temos uma produção 30,6 bilhões de litros por ano e mais de um milhão de produtores. Em 15 anos seremos o maior produtor do mundo?, disse o relator da Subcomissão Permanente do Leite, o deputado Federal (RS), Alceu Moreira (PMDB).
Em Rondônia a produção é de 2,2 milhões de litros de leite por dia, demanda que saltaria, segundo os produtores, se não fosse o custo de produção com insumos e a falta de uma política de preço. ?Há três anos vendíamos o leite a R$ 0,60 ou R$ 0,70 o litro, de lá para cá, nada mudou, continuam não valorizando nossa produção. Pior, é que quando vamos receber, pagam com valores reduzidos, e só sabemos na hora de receber?, desabafou Paulo Sérgio, presidente da Associação os Pequenos Produtores Rurais do Itapirema dois.


Fonte:






Noticia vista 1812 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.